- 300inteligencia
Perda Auditiva e a Idade
Atualizado: 17 de dez. de 2021
Pesquisas e artigos científicos comprovam que, com o avançar da idade, é muito comum que a perda auditiva ocasione no idoso não apenas a dificuldade de ouvir. Mas também um declínio cognitivo resultando em perda de memória, atenção reduzida e dificuldades relacionadas ao raciocínio lógico.

Como ocorre esse declínio do Cognitivo ?
Esse risco de queda do cognitivo ocorre devido à diminuição das atividades sociais em consequência da dificuldade de conversar com outras pessoas e de ouvir os sons ao redor. Com isso, os estímulos cerebrais ficam limitados, resultando na aceleração de perda de memória, da falta de atenção, entre outras limitações. O uso do aparelho auditivo, ao proporcionar mais sons que anteriormente não estavam sendo ouvidos, impede essa aceleração, praticamente eliminando o declínio cognitivo.
Riscos da falta de tratamento
A falta de tratamento adequado para a perda auditiva pode agravar o déficit de audição. Por isso, a recomendação é, logo que surgirem os primeiros sintomas de dificuldades para ouvir, passar por uma avaliação audiólogica e exames regulares com um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo.